Desenvolvimento de um módulo didático no ensino médio sobre a relação ecológica dos seres humanos com os tubarões

Authors

  • Jéssica Ricci Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Alessandra Carla Teixeira Ribeiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Lourdes Aparecida Della Justina Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Barbára Grace Tobaldini Lima Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2017.16830

Keywords:

Educação científica, CTS, Ensino médio

Abstract

A abordagem metodológica de ensino voltada para a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) é apontada como uma alternativa para a educação científica das pessoas em geral. Tal abordagem norteia o desenvolvimento de módulos didáticos no Subprojeto Biologia/PIBID/Unioeste. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é apresentar e discutir se houve a construção do conhecimento sobre a relação entre o ser humano e tubarões e/ou piranhas durante o desenvolvimento de um módulo didático estruturado com base na abordagem CTS. Para isto, foram desenvolvidas cinco aulas nas quais se destacamos as seguintes atividades: leitura e discussão de reportagens, realização de um debate e elaboração de redação individual. Essas atividades foram desenvolvidas em uma turma do 2° ano do ensino médio de um Colégio Público de Cascavel – PR. Ao longo do desenvolvimento das atividades observamos que a abordagem CTS promoveu a participação ativa dos alunos, pois aproximou o conteúdo do seu contexto social. Com isso consideramos que os resultados obtidos em nossas atividades foram bem sucedidos, uma vez que contribuiu para a construção de conhecimentos pelos alunos, no que se refere à resolução de problemas sociais, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos frente aos problemas envolvendo relações CTS.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lourdes Aparecida Della Justina, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde,  Ensino de Ciências.

Barbára Grace Tobaldini Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Centro de Ciências Biológicas, Educação.

Published

2017-09-25

How to Cite

LIMA, Jéssica Ricci; RIBEIRO, Alessandra Carla Teixeira; JUSTINA, Lourdes Aparecida Della; LIMA, Barbára Grace Tobaldini. Desenvolvimento de um módulo didático no ensino médio sobre a relação ecológica dos seres humanos com os tubarões. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 23, p. 180–190, 2017. DOI: 10.12957/interag.2017.16830. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/16830. Acesso em: 3 may. 2025.

Issue

Section

RELATOS DE EXPERIÊNCIA