UERJ EM PAUTA: A TV Uerj como ferramenta de divulgação e popularização da produção acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2022.74938

Palavras-chave:

formação profissional, jornalismo colaborativo, ciência social pública.

Resumo

O presente trabalho busca relatar as experiências adquiridas por bolsistas, docentes e servidores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na criação do Programa “UERJ em Pauta”. Sua produção é realizada pela TV Uerj, do Centro de Tecnologia Educacional (CTE), e é amplamente difundida pelo site institucional, pelas mídias sociais e em televisores, posicionados nos corredores da Universidade. Como proposta, visa a cobertura jornalística e a divulgação de notícias do cotidiano da UERJ, trazendo eventos culturais, palestras e outras atividades, e assim, permite um espaço de socialização entre o corpo docente, discente, servidores e comunidade externa, aproximando a Universidade e a sociedade. Até março de 2023, o programa contabiliza um acervo de 158 edições, e mais de 73 mil visualizações, esses dados nos mostram o alcance das produções desenvolvidas por uma webtv universitária que têm um papel importante na divulgação e popularização da produção acadêmica, levando-as para outros espaços e sujeitos sociais que não os acadêmicos. Para além dos números de acesso e visualização, o CTE se torna um lugar de múltiplos aprendizados, ampliando esses processos e formando os bolsistas que participam da produção dos programas, contribuindo para que se tornem profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Letícia Aires de Farias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Bolsista Qualitec do Centro de Tecnologia Educacional (CTE/UERJ). Mestre em em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas, pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ). Especialista em Ensino de Química pelo Colégio Pedro II. Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ/CDUC). Atuante na Linha de Pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Pesquisadora integrante do grupo de pesquisa Educação e Cibercultura (EduCiber).

Michele Silva de Avelar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2019). Especialista em Educação a Distância pela Faculdade de Tecnologia SENAC Rio - FATEC (2012). Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2010). Coordenadora Pedagógica no Centro de Tecnologia Educacional (CTE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tutora a distância do curso de Licenciatura em Pedagogia da UERJ no Consórcio Cederj. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, Tecnologia Educacional e Coordenação Pedagógica. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura - EduCiber/UERJ.

Cassia Ferreira Andrade, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Jornalista, especializada em cultura, possui formação em Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção Editorial). Tem experiência com jornalismo impresso e digital, mídias digitais, assessoria de imprensa e audiovisual. Atualmente é Coordenadora de Produção do Centro de Tecnologia Educacional (CTE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro onde e responsável pelos conteúdos jornalísticos, institucionais e instrucionais da instituição.

Sonia Maria de Almeida I. Wanderley, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Possui graduação em Historia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983), graduação em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Diretora do Centro de tecnologia Educacional (CTE/UERJ). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, didática da história, história pública, história social da Tv no Brasil.

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Publicado

2023-10-10

Como Citar

Farias, L. A. de, Avelar, M. S. de, Andrade, C. F., & Wanderley, S. M. de A. I. (2023). UERJ EM PAUTA: A TV Uerj como ferramenta de divulgação e popularização da produção acadêmica. Interagir: Pensando a extensão, (34). https://doi.org/10.12957/interag.2022.74938

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA