O livro didático no ensino de língua estrangeira: atividades de pronúncia

Autores

  • Carine Haupt Universidade Federal do Tocantins
  • Neliane Raquel Macedo Aquino Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2014.7621

Palavras-chave:

Língua Inglesa, Livro didático, Pronúncia, Interacionismo, Abordagem Comunicativa.

Resumo

As teorias de aquisição de linguagem nos permitem refletir sobre a prática de salade aula que temos hoje. Ao pensar nessa relação, também é necessário que o materialdisponível aos professores seja analisado. Nessa perspectiva, propõe-se neste artigo, a partirde uma breve revisão teórica sobre o interacionismo e a abordagem comunicativa, umareflexão das propostas de atividades de um livro didático em relação às atividades específicasde pronúncia em sala de aula. Tomamos como recorte para essa análise o livro Freeway(2010) – ensino de inglês como língua estrangeira (LE) – por ser o único escolhido peloMEC, e adotado por escolas públicas, que contém atividades que trabalham a pronúnciabaseadas em conhecimentos fonético-fonológicos. A relevância de se discutir esta questãoreside na importância de o aluno perceber as diferenças dos sistemas sonoros da línguamaterna e da língua alvo no processo de aquisição desta. Observamos que as atividades dolivro são pertinentes, mas não condizem com uma abordagem comunicativa, conformesugerem os autores da obra. Embora ainda haja certa distância entre o que propõe o autor e oque termina por ser realizado na prática, essas atividades de treino de pronúncia melhoram odesempenho e podem, consequentemente, auxiliar em uma comunicação efetiva.

Biografia do Autor

Carine Haupt, Universidade Federal do Tocantins

Carine Haupt: Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Professora efetiva do curso de Letras de Campus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins e do Programa de Pós-Graduação em Letras, do campus de Araguaína. Pesquisa e publica trabalhos que versam sobre o papel da fonética e fonologia no ensino de língua materna e língua estrangeira, como o texto “Formação Docente e a Fonética e  Fonologia: o Ensino da Ortografia”, publicado na revista Signum: Estudos de Linguagem, de Londrina, em dez. de 2012. E-mail: carineh@uft.edu.br.Telefones: (36) 3363 4286 / (63) 8460 0321.

Neliane Raquel Macedo Aquino, Universidade Federal do Tocantins

Neliane Raquel Macedo Aquino: mestranda na UFT e professora no IFMA, especialista em Docência do Ensino Superior e Educação Digital, com pesquisas na área de ensino e aprendizagem de língua estrangeiras como o texto publicado no cifefil "O papel do professor no processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira". Foco do Mestrado: ensino e aprendizagem de língua estrangeira baseado em processos fonético-fonológicos. E-mail: nr.macedo@hotmail.com, tel: (99) 35255900 e cel: (99) 88224362.

Downloads

Publicado

2014-10-13

Edição

Seção

Estudos Linguísticos