PERSPECTIVAS LINGUÍSTICAS: DIVERGENTES OU COMPLEMENTARES?
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2010.7044Abstract
O estudo de Gramática tem sido altamente requisitado nas diversasmodalidades pedagógicas e preparatórias de conteúdos programáticos,pois é sabido que o domínio das suas terminologias e deseus conceitos constitui, para os dias atuais, uma importante “habilidadea ser adquirida”. No entanto, a compreensão de importância dagramática tem ocupado um lugar de destaque no estudo da língua,chegando até uma ser entendida como sinônimo da outra.Por sua vez, a Linguística, destinada ao estudo científico daslínguas naturais, é vista como uma disciplina estritamente acadêmica,importante para a formação docente, porém com pouca ou nenhumaaplicabilidade aparente em sala de aula. Por outro lado, o professorque deseja fazer uma abordagem mais embasada das normasgramaticais da língua portuguesa, por exemplo, talvez recorra aosconteúdos da Linguística por entender que, em alguns momentos, elessão necessários para um ensino de propriedade e para a resoluçãode incompatibilidades deparadas nas gramáticas normativas.Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.