MULTICULTURALISMO CRÍTICO POR UMA PEDAGOGIA DA TOLERÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2009.7011Resumo
O contato entre culturas distintas faz parte da história da humanidade.Originalmente nômade, o homem se desloca por diferentesmotivos, muitos sintetizados na busca por melhores condições devida. Os movimentos migratórios têm levado à constituição de sociedadeshíbridas étnica e culturalmente. Diante disso, pode-se concluirque não há, provavelmente, nenhum país no mundo que possa serconsiderado homogêneo na sua constituição humana e cultural, ouseja, os agrupamentos sociais são, intrinsecamente, multiculturais.O multiculturalismo tem se intensificado desde a SegundaGuerra Mundial. A necessidade de expandir seus mercados levou asnações a se abrirem para produtos de outros países, marcando o crescimentoda ideologia econômica do liberalismo. A nova ordem mundialse deu com a formação de blocos econômicos, fenômeno aindaem processo, estruturado com o intuito de facilitar as trocas comerciais.Entretanto, nessa relação entre as nações, as trocas não se dãoexclusivamente no âmbito do mercado, mas remetem a outras esferascomo a social, a política e a cultural.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) ao Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista SOLETRAS, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.