CONTRIBUIÇÃO DA GRAMÁTICA GERATIVA NO ENSINO DE MORFOLOGIA DERIVACIONAL

Antônio Sérgio Cavalcante da Cunha

Resumo


Este trabalho pretende fazer uma a morfologia derivacional debase gerativa poderia contribuir para o ensino nos níveis fundamentale médio. Tendo em vista os problemas que as gramáticas tradicionaisapresentam quando tratam desse assunto, entendemos queuma proposta gerativa poderia contribuir para tornar o ensino demorfologia derivacional descritivamente mais acurado do ponto devista sincrônico e mais atraente para os alunos do ensino fundamentale médio. Para isso, pretendemos fazer uma exposição dos principaisproblemas que encontramos no ensino de morfologia em textostradicionais, assim como oferecer um panorama da gramática gerativa,principalmente no tocante aos estudos de morfologia derivacional.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2009.7008

Licença Creative Commons

SOLETRAS online - ISSN 2316 8838

Revista do Departamento de Letras

Faculdade de Formação de Professores da UERJ

Rua Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato - São Gonçalo - RJ

Cep: 24435-005 - e-mail: soletrasonline@yahoo.com.br