Discursos de ódio e discursos de resistência em ambiente digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2022.68342

Palavras-chave:

discursos de ódio, discursos de resistência, ambiente digital

Resumo

 

O presente Dossiê foi organizado a partir da discussão sobre os discursos de ódio e de resistências, que circulam no ambiente digital. Nosso objetivo primeiro ao propormos esse tipo de reflexão é justamente dar destaque à maneira mesmo como os sujeitos, especialmente os ofendidos, lidam em forma de resistências com os discursos de ódio. Não se trata simplesmente de descrever os discursos de ódio, como é o caso da grande maioria dos trabalhos, que tratam da violência verbal, publicados até então, por mais pertinentes que sejam e, o são.Por um lado, a ênfase na questão das resistênciase, por outro a participação de autores/as das mais distintas regiões brasileiras, são, sem sombra de dúvidas, os grandes diferenciaisdeste Dossiê.


 

 


Biografia do Autor

Alejandra Judith Josiowicz, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Professora Adjunta no Departamento de Letras Neolatinas (LNEO) e professora efetiva do Programa de Pós-graduação em Letras (área de Linguística) do Instituto de Letras (ILE) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Doutora em Spanish andPortugueseLanguagesandCultures pela Princeton University.

Bruno Deusdará, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Professor Associado de Linguística (Instituto de Letras/Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e professor efetivo nos Programas de Pós-graduação em Letras (área de Linguística) do ILE/UERJ e em Letras e Linguística (PPLIN) da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Pesquisador do CNPq. Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Roberto Leiser Baronas, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Professor Associado Departamento de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos. Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pesquisador do CNPq

Downloads

Publicado

2022-06-23