Economia e/ou saúde: uma análise pragmática do posicionamento do governo Bolsonaro no ambiente digital durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2022.64944

Palavras-chave:

Pragmática. Análise do discurso digital. Jair Bolsonaro. Pandemia de covid-19.

Resumo

Em consonância com as práticas sociais não virtuais, as interações nos ambientes digitais podem consolidar discursos que refletem solidariedade, justiça social e dignidade humana, mas também o contrário disso, como reforço à desigualdade social, e construção de ódio e desinformação. Este artigo propõe uma análise, sob a perspectiva pragmática, de uma publicação do presidente da República brasileiro, Jair Messias Bolsonaro,  na rede social Facebook, em 8 de julho de 2020, um dia após o anúncio de seu teste positivo para covid-19, e dos comentários realizados na postagem. Para isso, baseamo-nos na elaboração dos enquadres e footing (GOFFMAN ([1979] 2002), bem como nas representações socialmente construídas pela quebra das máximas conversacionais, propostas por Grice (1982). Apoiamo-nos nas ferramentas da ciência de dados e na Análise do Discurso Digital (PAVEAU, 2014, 2017) para analisar a linguagem em seu ambiente/contexto nativo on-line, inclusive com as informações do algoritmo.Constatamos, pois, que os enquadres de Jair Bolsonaro revelam uma produção discursiva que prioriza aspectos não sociais e legitimam um desprezo pelos cuidados sanitários durante o período da pandemia e essa circulação e da ocupação discursiva no ambiente digital é corroborada pelos interlocutores na postagem em análise.

Biografia do Autor

Mayra Duarte Figueira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda do programa de pós-graduação em estudos linguísticos, com pesquisa em estudos do texto e discurso, na Universidade Federal do Espírito Santo.

Lídia Gurgel Neves-Hora, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mestre em Relações Internacionais e Comunicação pela Universidade Complutense de Madri e jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Daniel Hora, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes da mesma universidade. É um dos líderes do grupo de pesquisa Fresta: imagens técnicas e dispositivos errantes (Ufes). Integra os grupos de pesquisa Curadoria e Arte Contemporânea (Ufes) e AMBIENTE 33 - Espacialidades, Comunicação, Estética e Tecnologias (UnB).

Downloads

Publicado

2022-06-23

Edição

Seção

Dossiê: Discursos de ódio e discursos de resistência em ambiente digital