A educação de mulheres e o imaginário contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2022.64547

Palavras-chave:

Educação de mulheres. Discursos de ódio. Imaginário.

Resumo

O texto aponta resultados de pesquisa que prescrutou alguns dos (muitos) discursos de ódio publicizados atualmente pelas redes sociais, apontando representações coetâneas acerca da educação feminina e o ódio às mulheres na internet.  O texto foi aportado em uma metodologia analítico-reconstrutiva, estruturada pela descrição e ilustração de formas atuais de imaginário em relação a mulher, capturadas de reportagens que mencionam a educação de mulheres nos tempos atuais.  Para tanto, foi constituído um corpus empírico de 12 (doze) reportagens publicadas entre 2017 e 2021, com destaque para os comentários do leitor produzidos para cada uma das reportagens.  Dos achados da pesquisa, destacamos a representação de manifestações de ódio específicas à educação feminina, desnudando compreensões e imaginários acerca da mulher, dos seus direitos e dos processos de educação a ela destinados a partir de dois aspectos pronunciados: a) o espaço doméstico como espaço feminino e b) a mulher e o direito a verdade. Concluímos pela presença, ainda que condensada aos limites metodológicos do presente texto, de elementos do imaginário ou das representações acerca da educação de mulheres no mundo contemporâneo que, de fato, assinalam discursos de ódio contra a mulher, os seus direitos e os processos de educação a ela destinados.

Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo / UPF

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.  Pesquisaodra PQ/CNPq

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Publicado

2022-06-23

Edição

Seção

Dossiê: Discursos de ódio e discursos de resistência em ambiente digital