VOZES VERBAIS: DO DISCURSO AO APRENDIZADO
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2009.6298Resumo
Embora alguns trabalhos já tenham abordado as configuraçõesmórfica e sintática das vozes verbais, não há, até o presentemomento, estudos que analisem o critério e/ou a escolha textual poruma forma de voz (ativa, passiva analítica ou passiva sintética) nosatos de comunicação. O reflexo dessa carência de ordem teóricocientíficaencontra-se evidente não somente na prática pedagógica dodocente de Língua Portuguesa, como também no processo de ensinoaprendizagemdos usuários da língua.A maneira como a teoria das vozes verbais é explanada nasinstituições de ensino mostra-se insuficiente para que os aprendizestenham não só fundamentos teóricos, mas também capacidade cognitivapara aplicar tais fundamentos em situações reais de interaçãoverbal. Ainda existem, em pleno século XXI, aulas em que o professorde Língua Portuguesa expõe as vozes verbais para os alunos demodo simplesmente estrutural e/ou funcional em uma atividade deanálise sintática. Em outras palavras, torna-se incoerente o aprendizadodas vozes verbais apenas ao realizar a transformação de umaestrutura para outra ou memorizar o nome dos termos das mesmas,sem existir nenhuma aplicabilidade cotidiana ou reflexão sobre o usodessas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) ao Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista SOLETRAS, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.