ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E ANALFABETISMO

Autores

  • Jacqueline de Fátima dos Santos Morais UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2009.6286

Resumo

As discussões sobre a alfabetização não foram inauguradasrecentemente, bem o sabemos, mas se encontram, constantemente,na pauta do dia. Múltiplos são os motivos dessa frequente atençãodada ao tema. Um deles relaciona-se a recorrente divulgação dosbaixos índices alcançados por estudantes brasileiros em testes deproficiência de leitura e escrita. Dentre estes exames, podemos relacionar:Provinha Brasil, Enem, Saeb, Enade, Pisa. Cada um deles sedirige a um grupo diferenciado de estudantes e, portanto, a uma faixaetária específica que vai das classes iniciais de escolaridade aos cursosuniversitários, como no caso do Exame Nacional de Desempenhodos Estudantes, Enade, que pretende avaliar o ensino superior brasileiroe que, desde 2004, substitui o chamado Provão.

Downloads

Publicado

2009-06-06

Edição

Seção

Artigos Originais