ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO E ANALFABETISMO
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2009.6286Resumo
As discussões sobre a alfabetização não foram inauguradasrecentemente, bem o sabemos, mas se encontram, constantemente,na pauta do dia. Múltiplos são os motivos dessa frequente atençãodada ao tema. Um deles relaciona-se a recorrente divulgação dosbaixos índices alcançados por estudantes brasileiros em testes deproficiência de leitura e escrita. Dentre estes exames, podemos relacionar:Provinha Brasil, Enem, Saeb, Enade, Pisa. Cada um deles sedirige a um grupo diferenciado de estudantes e, portanto, a uma faixaetária específica que vai das classes iniciais de escolaridade aos cursosuniversitários, como no caso do Exame Nacional de Desempenhodos Estudantes, Enade, que pretende avaliar o ensino superior brasileiroe que, desde 2004, substitui o chamado Provão.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) ao Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista SOLETRAS, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.