O Carnaval de Manuel Bandeira e a commedia dell’arte

Autores

  • Graziela Chequer Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2013.6239

Palavras-chave:

poesia brasileira, Manuel Bandeira, carnaval, commedia dell’arte.

Resumo

ManuelBandeira publicou Carnaval (1919) emum contexto artístico específico, quandomúsicos,pintores e escritores do final do século XIX e primeiros anos do século XX(simbolistas e primeiros modernistas) se inspiraram na commedia dell’arte, teatro de origem popular baseado nas máscaras,na mímica e no improviso. A relação mais estreita dos poetas com a commedia se deu através de um Pierrot decaráter lunar, que descende das pinturas de A. Watteau e da personagem recriadano teatro de funâmbulos por J-G. Deburau. Identificado com o que há de triste esolitário na vida e no trabalho do poeta, é a figura arquetípica de Pierrot queestrutura grande parte de Carnaval,contribuindo para o predomínio de uma atmosfera neo-simbolista, onde amelancolia e o “mau destino” aparecem tratados não em um tom solene e diretamenteconfessional, mas mediados pela commediadell’arte. DOI 10.12957/soletras.2013.6239

Biografia do Autor

Graziela Chequer, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Estudo Literários Literatura pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

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Publicado

2013-09-05

Edição

Seção

Dossiê: 45 anos sem Bandeira