A emergência do discurso de ódio nas publicações do site oficial da Fundação Cultural Palmares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2022.60984

Palavras-chave:

Análise do Discurso. Ódio. Fundação Cultural Palmares.

Resumo

O clima de polarização política, acirrado no Brasil em 2018, durante e após a campanha eleitoral presidencial, espraiou-se para o domínio da memória e cultura afro-brasileira. Nesse sentido, este artigo objetiva analisar a emergência do discurso de ódio em publicações do site oficial da Fundação Cultural Palmares. Para tanto, montamos uma série enunciativa com doze publicações realizadas entre novembro de 2019 e junho de 2021, concernentes à nova diretoria dessa fundação. A metodologia utilizada consistiu em ler, selecionar, transcrever excertos e analisar os enunciados, guiando-nos pelos princípios da dispersão, regularidade, raridade, exterioridade e acúmulo de Foucault (2008), que possibilitou organizar os enunciados conforme os objetos de que falam, os modos de enunciá-los, os conceitos e as escolhas teóricas mobilizadas. A base teórica repousa nos Estudos Discursivos Foucaultianos, sobretudo no conceito de discurso. Concluímos que o discurso de ódio é mobilizado nos enunciados como uma arma nas relações de poder, nas quais há uma suposta supremacia dos agentes que os produzem sobre seus adversários, esses qualificados negativamente e desautorizados a enunciar.

Biografia do Autor

Claudemir Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Doutor em Linguística e Língua Portuguesa, Pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Linguística e Formação de Leitores pela Faculdade Futura. Graduado em Letras (português e inglês) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

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Publicado

2022-06-23

Edição

Seção

Dossiê: Discursos de ódio e discursos de resistência em ambiente digital