A LITERATURA DO SÉCULO XIX E SEUS DESDOBRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ATUALIDADE COM VISTAS AO PRECONCEITO LINGUÍSTICO

Autores

  • Lívia Marinho Lessa Barboza UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2011.5715

Resumo

É interessante notar que os estudos linguísticos no Brasil avançarama partir da década de 1960 estigmatizando o ensino da gramática naescola, esquecendo-se de que a adequação entre a norma padrão e o registroinformal são de obrigação regulatória do professor.Não se trata de estereotipar a gramática negligenciando-a como senenhuma importância tivesse. Trata-se antes de prover a alunos e professoresmecanismos modernos que desenvolvam a competência gramatical,aumentando, inclusive, a competência discursiva do alunado a partir deseu próprio conhecimento intrínseco e internalizado ao longo de sua vivência.A literatura brasileira contribuiu para a “polarização sociolinguística”(MATTOS E SILVA, 2002) aumentando, ainda que despretensiosamente,o abismo existente entre o português oral e o escrito.

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Publicado

2011-12-02

Edição

Seção

Artigos Originais