Apresentação "Funcionalismo e Cognitivismo: o viés cognitivista da gramática funcional"

Autores

  • Hanna Jakubowicz Batoréo Universidade Aberta - Lisboa Universidade Nova de Lisboa
  • Mariangela Rios de Oliveira Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0002-1474-281X
  • Milena Torres de Aguiar UERJ/FFP

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2021.57032

Palavras-chave:

Funcionalismo, Cognitivismo

Resumo

Texto de apresentação da coletânea, com reflexões teóricas sobre as duas correntes linguísticas e síntese dos 14 textos que compõem a obra.

Biografia do Autor

Hanna Jakubowicz Batoréo, Universidade Aberta - Lisboa Universidade Nova de Lisboa

Doutora em Linguística pela Universidade de Lisboa. Professora associada, com agregação, da Universidade Aberta – Lisboa; pesquisadora da Universidade Nova de Lisboa e colaboradora da Universidade Católica Portuguesa.

Mariangela Rios de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Letras Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Tem pós-doutorado na Universidade Aberta (Lisboa). É professora titular aposentada de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense; foi presidente da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) no biênio 2015-2017 e é atualmente membro do Conselho Deliberativo da entidade. Coordenadora nacional do Grupo de Estudos "Discurso & Gramática". Foi chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF em três gestões e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem em duas gestões. Ex-coordenadora do GT Descrição do Português nos biênios 2012-2013 e 2014-2015. Foi editora-chefe da Revista Gragoatá de 2006 a 2016. É docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF e professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UERJ/ Faculdade de Formação de Professores, a partir de 2019. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Lingustica.

Milena Torres de Aguiar, UERJ/FFP

Possui graduação em Letras Português / Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; mestrado em Letras - Área de concentração: Estudos de Linguagem / Língua Portuguesa, pela Universidade Federal Fluminense; e doutorado em Estudos de Linguagem - Área de concentração Linguística / Língua Portuguesa, pela Universidade Federal Fluminense. Já atuou como professora substituta no Departamento de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professora adjunta de língua portuguesa do Departamento de Letras da UERJ/FFP. Pesquisadora, participa do grupo CCO (Conectivos e Conexão de Orações), de orientação funcionalista, dedicado ao estudo dos processos de ligação de cláusulas e à investigação do comportamento morfossintático dos conectivos em língua portuguesa

Downloads

Publicado

2021-01-13