Propriedades funcionais da relativa livre introduzida por 'quem'

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2021.56132

Palavras-chave:

Aspectos funcionais, Oração relativa livre, Linguística Funcional.

Resumo

Neste artigo, investigamos aspectos funcionais (semânticos, semântico-cognitivo e sociointeracionais) implicados no uso da oração relativa livre introduzida por quem no Português Brasileiro (PB). Fundamentamo-nos teoricamente na Linguística Funcional, conforme Givón (1984, 1995), Martelotta (2011), Furtado da Cunha e Bispo (2013), Furtado da Cunha, Oliveira e Martelotta (2015). Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa de natureza interpretativista. Utilizamos como fonte de dados empíricos anúncios de jornal e cartas particulares produzidos no século XIX, provenientes da plataforma de corpora do projeto História do Português Brasileiro (PHPB). Os resultados indiciam que: (i) o pronome quem aponta para um referente caraterizado pelos traços semânticos [+ANIMADO], [+HUMANO], [+-DEFINIDO] e [+/-GENÉRICO]; (ii) não há restrição quanto aos tipos semânticos de verbo que podem predicar a relativa livre e a oração em que ela se encaixa; (iii) o quem pode exercer uma variedade de papéis semânticos; (iv) questões de natureza sociointeracional, a exemplo de subjetividade, intersubjetividade e inferência pragmática, motivam o uso da relativa livre nos dados analisados.

Biografia do Autor

Edvaldo Balduino Bispo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Associado do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisador do Grupo de Estudos Discurso & Gramática, desenvolve projetos e orienta trabalhos contemplando temas relacionados à morfossintaxe do português em perspectiva funcional e funcional-construcionista, além de questões relativas ao ensino de língua portuguesa na Educação Básica. É coorganizador dos livros Orações relativas no português brasileiro: diferentes perspectivas (EDUFF, 2014) e Variação e mudança em perspectiva construcional (EDUFRN, 2018).

Aline Priscilla Albuquerque Braga, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutoranda pelo mesmo Programa. Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2021-01-13

Edição

Seção

Dossiê: Funcionalismo e Cognitivismo: o viés cognitivista da gramática funcional