Marcadores discursivos focalizadores com 'bem' sob a perspectiva da Linguística Funcional Centrada no Uso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2021.55710

Palavras-chave:

Linguística Funcional Centrada no Uso. Abordagem construcional. Construcionalização gramatical.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fundamental propor uma rede construcional constituída por marcadores discursivos focalizadores formados por verbos de percepção cognitiva no imperativo em P2 e pelo advérbio focalizador bem –, como, por exemplo, “olha bem”, “veja bem” e “repara bem”. A fim de cumprir o objetivo proposto, baseamo-nos, do ponto de vista teórico, na Linguística Funcional Centrada no Uso (BYBEE, 2010; MARTELOTTA, 2011; FURTADO DA CUNHA et al., 2013; TRAUGOTT; TROUSDALE, 2013; ROSÁRIO; OLIVEIRA, 2016; BISPO; SILVA, 2016), abordagem que concebe a língua como um inventário de construções organizadas em rede. Também para o cumprimento do objetivo proposto, realizamos uma análise sincrônica de dados a partir de um corpus escrito sincrônico atual, cujas sincronias representam os anos de 2008, 2011, 2014 e 2017. Para o tratamento dos dados, adotamos, do ponto de vista metodológico, o equacionamento entre a análise qualitativa dos dados e o cálculo da frequência de uso (CUNHA LACERDA, 2016). Como resultado mais proeminente, a análise realizada aponta que as construções identificadas, cuja forma mais genérica é [verbo imperativo + bem], apresentam diferentes funções, entre as quais se destacam a chamada de atenção do interlocutor pelo locutor e a focalização de um elemento da sequência discursiva.

 Palavras-chave: Linguística Funcional Centrada no Uso. Construcionalização gramatical. Focalização. Marcadores discursivos focalizadores. Marcadores discursivos com “bem”.

 

Biografia do Autor

Patrícia Fabiane Amaral da Cunha Lacerda, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pós-doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002). Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e no Programa de Pós-graduação em Linguística. Pesquisadora do Grupo de Estudos "Discurso & Gramática" e coordenadora do NUPACT/UFJF - Núcleo de Pesquisa em Abordagem Construcional e Tradução. Tem experiência na área de Linguística, desenvolvendo pesquisas e orientando trabalhos nos seguintes temas: Linguística Funcional Centrada no Uso, abordagem construcional da mudança, construcionalização gramatical e construcionalização lexical.

Gustavo Ribeiro Patrício Barbosa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando na área de Linguística e cognição, com foco na Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU) e na Abordagem Construcional da Mudança. Graduado em Letras (2017) e Mestre em Linguística (2019) pela mesma universidade. Atua como Analista de Instrumento de Avaliação na Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Fundação CAEd/UFJF) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Downloads

Publicado

2021-01-13

Edição

Seção

Dossiê: Funcionalismo e Cognitivismo: o viés cognitivista da gramática funcional