CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO MNEMÔNICO DA ORALIDADE PRIMÁRIA10

Autores

  • José Mario Botelho UERJ
  • Noelle Castro Ferreira Ferreira UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2010.5189

Resumo

Vários são os estudos linguísticos que comparam a linguagemfalada e a linguagem escrita de indivíduos que sabem ler e escrever,sob uma pseudoperspectiva do letramento. Tais pesquisas tinham porobjetivo saber se tais modalidades da língua eram iguais ou diferentes.Atualmente, outros estudos chegam a comparar a oralidade deanalfabetos com a oralidade de indivíduos alfabetizados e com a escrita,também tendo o letramento como leitmotiv.Porém, somente a partir dos estudos de Chafe (1987) e, maistarde, de Botelho (2002), foi possível constatar que a oralidade e aescrita são semelhantes, visto que tais modalidades não são estanques,embora possuam particularidades e se distingam quanto aosseus processos de produção.Para se chegar a essa conclusão, Chafe (Op. cit.) comparoutextos, de natureza prototípica, da oralidade e da escrita, produzidospor acadêmicos (professores e alunos de Universidade dos EstadosUnidos) durante um determinado tempo.Considerando o artigo acadêmico como protótipo da escrita ea conversação, o protótipo da oralidade, colocou-os nos extremos deum continuum tipológico. Logo, no extremo de uma linha contínuacolocou o protótipo da escrita (o artigo acadêmico) e no outro extremo,o texto escrito que mais se distancia do seu protótipo (carta familiarou bilhete); num extremo de uma linha paralela, o protótipo da oralidade (a conversação espontânea) e no outro, as conferências epalestras proferidas pelos acadêmicos.

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Publicado

2010-12-31

Edição

Seção

Artigos Originais