Consideração sobre a educação do campo
Maria da Conceição Calmon Arruda, Lia Maria Teixeira Oliveira
Resumo
Este artigo analisa os sentidos que a Educação do Campo assume para um grupo dealunos matriculados no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da UniversidadeFederal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A LEC tem como proposta político pedagógicacontribuir com as políticas públicas e os movimentos sociais em prol do fortalecimento dasescolas públicas situadas no campo e o acesso à universidade de seus docentes; apresenta umdesenho curricular baseado no regime de alternância e seu público alvo são alunos quecomprovem vínculo efetivo com o campo. Os dados educacionais revelam que, apesar dosavanços das últimas décadas, nas áreas rurais os índices educacionais ainda estão aquém dosmensurados nos centros urbanos. Isto ocorre tanto no que diz respeito aos anos de estudos dapopulação, quanto à infraestrutura da rede de ensino. Há, ainda, carência de professoresaptos/dispostos a atuarem em escolas do campo. As entrevistas revelaram que os futurosprofessores têm consciência destes problemas, mas isto não esmorece sua disposição de lutarpor um modelo pedagógico mais afinado com a realidade e os valores da população docampo: a Educação do Campo.
Palavras-chave
Educação do campo. Formação de professores. Movimentos sociais.
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2012.5048

SOLETRAS online - ISSN 2316 8838
Revista do Departamento de Letras
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