Consideração sobre a educação do campo

Autores

  • Maria da Conceição Calmon Arruda Fiocruz
  • Lia Maria Teixeira Oliveira UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2012.5048

Palavras-chave:

Educação do campo. Formação de professores. Movimentos sociais.

Resumo

Este artigo analisa os sentidos que a Educação do Campo assume para um grupo dealunos matriculados no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da UniversidadeFederal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A LEC tem como proposta político pedagógicacontribuir com as políticas públicas e os movimentos sociais em prol do fortalecimento dasescolas públicas situadas no campo e o acesso à universidade de seus docentes; apresenta umdesenho curricular baseado no regime de alternância e seu público alvo são alunos quecomprovem vínculo efetivo com o campo. Os dados educacionais revelam que, apesar dosavanços das últimas décadas, nas áreas rurais os índices educacionais ainda estão aquém dosmensurados nos centros urbanos. Isto ocorre tanto no que diz respeito aos anos de estudos dapopulação, quanto à infraestrutura da rede de ensino. Há, ainda, carência de professoresaptos/dispostos a atuarem em escolas do campo. As entrevistas revelaram que os futurosprofessores têm consciência destes problemas, mas isto não esmorece sua disposição de lutarpor um modelo pedagógico mais afinado com a realidade e os valores da população docampo: a Educação do Campo.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Calmon Arruda, Fiocruz

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Pesquisa e desenvolve trabalhosacadêmicos nas áreas de políticas públicas de educação, educação profissional e trabalho educação. Atualmente está vinculada à Fundação Oswaldo Cruz como Tecnologista em Saúde Pública. Anteriormente atuou naUFRRJ/IE/DTPE como Professora Adjunta II, responsável pela disciplina Política e Organização da Educação.Em 2012 teve ensaio contemplado pelo Edital APQ3 da FAPERJ.

Lia Maria Teixeira Oliveira, UFRRJ

Doutora em Ciências pela UFRRJ. Professora Associada I da UFRRJ/IE/DTPE. Possui experiência no campode Educação, com ênfase em Ensino Agrícola, Formação de Professores, Planejamento Educacional e EducaçãoAmbiental/Agroecologia.

Downloads

Publicado

2012-12-19