As condições de felicidade e o trabalho de faces em entrevista por email

Autores

  • Victoria Wilson da Costa Coelho FFP/UERJ
  • Amanda Dinucci Almeida PUC-RJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2012.5044

Palavras-chave:

Polidez. Interação. Face. Entrevista por e-mail. Jornalismo.

Resumo

Tendo em vista o papel da polidez nas interações sociais, esse artigo pretenderefletir sobre a importância da polidez em situações interacionais específicas como aentrevista por e-mail que demandam rearranjos e reconstruções de papéis e imagens sociais eestratégias de preservação de face na condução das informações recebidas e do modo comosão posteriormente publicadas e divulgadas em jornais. Na entrevista por e-mail, se por umlado o jornalista alcança sua finalidade comunicativa, na publicação tradicional, com maisfacilidade, por outro, o entrevistado elabora as respostas com mais atenção e cautela, pois hámais tempo para trabalhar em prol da proteção de sua face. Observa-se, com isso, que aentrevista jornalística de alguma forma ritualizada sofre uma variação e, nessa complexaestrutura de participação que se estabelece entre os interactantes, se faz necessário identificaras condições de felicidade do gênero. A análise desenvolve-se à luz da SociolinguísticaInteracional, de modo que seja possível contribuir para a discussão e resolução de problemasde ordem pragmática e social relacionados a esse gênero que, embora seja de formaçãorecente, tem uso cada vez mais corrente na sociedade contemporânea

Biografia do Autor

Victoria Wilson da Costa Coelho, FFP/UERJ

Doutora em Letras (Linguística) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Concluiu pósdoutoramentono Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (2009). Éprofessora associada de Linguística da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Riode Janeiro. Participa do grupo de pesquisa “Linguagem, Cultura e Práticas Educativas”, da Universidade FederalFluminense; é membro do Diretório “Linguagem, Identidades, Ensino” (FFP-UERJ). É conselheira da Assel-Rio. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, campo de pesquisa que abarcaensino e aprendizagem de língua portuguesa; letramento acadêmico; discurso e interação em contextosinstitucionais.

Amanda Dinucci Almeida, PUC-RJ

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é estudante do mestrado em Estudos de Linguagem na Pontifícia Universidade Católica do Rio deJaneiro. Participa do grupo de pesquisa Discurso, Interação e Trabalho desta instituição. Tem experiência na áreade Linguística, com ênfase em Pragmática e Sociolinguística Interacional e seus interesses de pesquisa envolvem tópicos como interação em contextos institucionais; linguagem e identidade na esfera pública; e discursos profissionais.

Downloads

Publicado

2012-12-19

Edição

Seção

Estudos Linguísticos