O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, e a representação simbólica do contexto industrial e tecnológico brasileiro

Autores

  • Angela Maria Rubel Fanini UTFPR
  • Aline Prado Maciel UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2012.5040

Palavras-chave:

Literatura Brasileira. Indústria Nacional. Teatro Brasileiro. Literatura e História.

Resumo

Neste artigo, analisa-se a interação entre o universo simbólico, criado pelo discursoliterário, especificamente na peça O Rei da Vela (1937), do escritor Oswald de Andrade, e ouniverso material no Brasil da República Velha, especialmente no que tange ao processo deimplantação da indústria nacional. As mediações formais entre a literatura e o contextobrasileiro são dadas, sobretudo, pela sátira e carnavalização da indústria nacional,constituindo-se a peça em discurso de resistência e crítica à medida que apresenta a realidadeem suas disjunções, limitações e contradições.

Biografia do Autor

Angela Maria Rubel Fanini, UTFPR

Professora Doutora em Teoria da Literatura dos Cursos de Comunicação, Letras ePós-Graduação em Tecnologia, programa interdisciplinar na área de Humanas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba. Autora de “As figuras maternas em São Bernardo, de Graciliano Ramos” (Revistade Letras, UTFPR, Curitiba, 2012) e “Interseção entre literatura e filosofia: o pensamento maquinístico deMartin Heidegger em ‘O alienista’, de Machado de Assis” (Revista da ANPOLL, 2011) e “Campanhaspublicitárias na revista Veja: construções da globalização” (Revista de Ciências Humanas, UFSC, 2012). Estapesquisa recebe apoio financeiro da Fundação Araucária do Paraná.

Aline Prado Maciel, UTFPR

Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba.

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Publicado

2012-12-19

Edição

Seção

Estudos Literários