Diálogos intersemióticos: interacionismo e pintura impressionista em cena

Autores

  • Robson Rodrigues de Paula UNIABEU

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2012.5032

Palavras-chave:

Interacionismo. Pintura Impressionista. Sociologia da Arte. História cultural.

Resumo

A formação de os grandes centros urbanos no Ocidente a partir do século XIXfomentou significativas mudanças nas relações sociais e no modo de apreensão do espaçopúblico pelos sujeitos. No presente ensaio, de forma introdutória, analiso a forma com que ointeracionismo, escola importante da sociologia, e a pintura impressionista compreenderam ouexpressaram, por meio de seus referenciais teóricos ou estéticos, os encontros e desencontrosde indivíduos e de segmentos sociais em Chicago, lócus de estudo dos sociólogosinteracionistas, e Paris, cidade protagonista do impressionismo na pintura. Defendo, ao longodo artigo, a existência de alguns pontos de contato entre ambas as expressões humanas,principalmente a respeito de seus procedimentos e técnicas, usados no ato de criação.

Biografia do Autor

Robson Rodrigues de Paula, UNIABEU

Robson de Paula é mestre e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).Publicou artigos em revistas acadêmicas de grande expressão nacional, como Religião e Sociedade e apresentoucomunicações em vários congressos internacionais. Atualmente, além de lecionar nos cursos de graduação depós-graduação UNISUAM, é professor e pesquisador do Centro Universitário UNIABEU, onde coordenapesquisas que abordam as interfaces existentes entre religião, música e indústria cultural. É membro do Grupo dePesquisa CNPq, “Poéticas do Contemporâneo”.

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Publicado

2012-12-19

Edição

Seção

Dossiê: Leituras intersemióticas