Autoria coletiva: uma noção aplicada em Tickets, de Olmi, Kiarostami e Loach com Budapeste no meio do caminho

Autores

  • Miguel Serpa Pereira PUC-RJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2012.5028

Palavras-chave:

Autor no Cinema. Política dos Autores. Criação. Autoria Coletiva.

Resumo

A noção de autoria no cinema está passando por um processo de redefinição. Dapolítica dos autores para a ideia contemporânea da criação coletiva, esta reflexão pretendepensar como esse processo se efetiva no filme Tickets (2005), de Ermanno Olmi, AbbasKiarostami e Ken Loach. Avalia também a contribuição de Budapeste (2009), de WalterCarvalho, nessa discussão.

Biografia do Autor

Miguel Serpa Pereira, PUC-RJ

Miguel Pereira é doutor em Artes–Cinema pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade deSão Paulo (USP). Mestre em Artes-Cinema pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. É professor deCinema do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, desde 1975. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio, desde agosto de 2005. Foi crítico de cinema de O Globo, de 1966 a1983, e repórter da revista Manchete e do semanário Domingo Ilustrado, no qual também exerceu a crítica decinema, de 1971 a 1973.

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Publicado

2012-12-19

Edição

Seção

Dossiê: Leituras intersemióticas