UM RELATO DE TRABALHO COM LEITURA/REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Aytel Marcelo Teixeira da Fonseca, Antônio Sérgio Cavalcante da Cunha

Resumo


A dificuldade em leitura e redação entre os alunos de todos os níveisde ensino é imensa. Os estudantes escrevem pouco e lêem menos ainda.Essas proposições, que já integram o senso comum, são por demaisconhecidas e propagadas entre os professores, sobretudo, de Língua Portuguesa.Dessa forma, todos concordariam ser um grande desafio trabalharleitura/redação de modo a obter bons resultados, cujo indicador principalé o interesse dos discentes, e ainda de modo a superar um grande entraveda tradição escolar: a simulação do uso da língua escrita – produção detextos sob rígidas regras e leitura com o único objetivo de responder aquestões interpretativas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2007.4732

Licença Creative Commons

SOLETRAS online - ISSN 2316 8838

Revista do Departamento de Letras

Faculdade de Formação de Professores da UERJ

Rua Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato - São Gonçalo - RJ

Cep: 24435-005 - e-mail: soletrasonline@yahoo.com.br