Imaginário da mobilidade na obra Rakushisha, de Adriana Lisboa: entre o fluxo e a fixidez

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2019.43418

Palavras-chave:

Mobilidade versus Sedentarismo. Caminhar e Olhar. Nação e Identidade. Literatura como Viagem.

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar o romance Rakushisha, da escritora brasileira Adriana Lisboa, publicado em 2007. O recorte analítico focaliza ações e imagens de mobilidade presentes na obra, de forma que o curso da investigação evidencia como tais ações e imagens, não raro, revestem-se de profundo significado existencial, culminando com seus personagens protagonistas em situações de descoberta interior ou de “insights epifânicos sobre o eu”, conforme Thompson (2011). A partir disso, com base no próprio Carl Thompson (2011), e também em Maria Zilda Ferreira Cury (2012) e Tim Cresswell (2006), o artigo evidencia como a construção discursiva de um imaginário da mobilidade projeta-se em Rakushisha por meio de uma negociação entre as instâncias metafísicas do fluxo e da fixidez. Essa negociação se revela na instabilidade identitária das personagens protagonistas representadas, na construção de um discurso pós-nacional que vai além de essencialismos e estereótipos nacionais e, por fim, nas próprias reflexões sobre o ato de escrita, construídas na chave metafórica da viagem, no deslocamento incessante de signos.

Biografia do Autor

Cláudio Roberto Vieira Braga, Universidade de Brasília - UnB

Professor, pesquisador e orientador de literatura na Universidade de Brasília (UnB). Fez pós-doutorado na University of Leeds (Inglaterra) e na Universidade de São Paulo (USP). Autor do livro "A literatura movente de Chimamanda Adichie". Publicou também livros didáticos e artigos sobre literatura no Brasil e no exterior.

Bruno Cardoso, Universidade de Brasília

Doutorando em Literatura e Práticas Sociais no Programa de Pós Graduação em Literatura na Universidade de Brasília. Graduado em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Mestgre também pela UFSC, em Linguística (2012).

Downloads

Publicado

2019-10-05

Edição

Seção

Dossiê: Poéticas em trânsito: espaços, deslocamentos e temporalidades múltiplas