Espaço e displacement em The Enigma of Arrival e Youth
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2019.43346Palavras-chave:
Displacement, Espaço, PertencimentoResumo
O presente artigo pretende analisar as construções de espaço em dois romances contemporâneos de língua inglesa de V.S Naipaul e J.M Coetzee a partir de uma perspectiva histórica, buscando compreender as formas de diálogo com as figurações tradicionais dos espaços narrados. Atenta-se também para o desenvolvimento de lógicas de pertencimento para os protagonistas autoficcionais dos romances, com centralidade do conceito de displacement e os mecanismos de figuração espacial que vão, paulatinamente, definindo cenários que não acolhem aos protagonistas. O artigo baseou-se em um referencial teórico múltiplo com especial atenção às contribuições dos estudos culturais para a compreensão do lugar da literatura no campo mais amplo de discursos que circulam na malha social. A análise se finaliza com a conclusão de que ambos os romances constroem deslocamentos radicais para seus protagonistas a partir da figuração negativa dos espaços em questão, seja aquele da Inglaterra, seja o do local de origem, produzindo uma espécie de suspensão que aponta para uma impossibilidade de pertencimento convencionais para os personagens.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) ao Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista SOLETRAS, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.