Teopoética do traste em Manoel em Barros

Autores

  • ELI Brandão da Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Huerto Eleuterio Pereira Lima Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2018.33799

Palavras-chave:

Poesia. Teologia. Manoel de Barros.

Resumo

Este artigo apresenta uma leitura teopoética da obra do poeta Manoel de Barros, analisando e interpretando sua poesia como (re)criação teológica. Parte-se do pressuposto que seus poemas configuram num só tecido complexas relações entre literatura e religião, poesia e teologia, poesia e sagrado. A compreensão é a de que na poesia de Manoel de Barros o sagrado está associado às “coisas jogadas fora por motivo de traste”, ao rés do chão e que as coisas ordinárias do cotidiano, bem como pessoas excluídas são expressões por meio das quais a divindade é nomeada e se manifesta. Trata-se de uma singular poesia que tece um dizer poético que voltar o olhar para as coisas humílimas, monumenta o pequeno, sacraliza o chão e conjuga experiência poética com experiência religiosa. A interpretação de figuras e temas referentes às relações entre o humano e o sagrado na obra do poeta é operada por meio de uma hermenêutica interdiscursiva, que se apoia em saberes teológicos e literários. Neste empreendimento teopoético foram úteis as contribuições de Pagán (2011), (Paz (2012/2013), Magalhães (2013), Fiorin (1999), Maingueneau (2007), dentre outros.

 

Biografia do Autor

ELI Brandão da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorado pela UMESP [Universidade Metodista de São Paulo] 2001 - em Ciências da Religião, com tese na interface LITERATURA/TEOLOGIA, intitulada: NASCIMENTO DE JESUS-SEVERINO NO AUTO DE NATAL PERNAMBUCANO COMO REVELAÇÃO POÉTICO-TEOLÓGICA DA ESPERANÇA: HERMENÊUTICA TRANSTEXTO-DISCURSIVA NA PONTE ENTRE TEOLOGIA E LITERATURA. Mestre em Teologia, STBNB, Recife - PE (1991), com Dissertação sobre as relações entre Teologia e Filosofia na obra de Sören A. Kierkegaard. Licenciado em Letras Vernáculo/Inglês, Universidade Católica de Pernambuco (1986)/Universidade Estadual da Paraíba (1988); Bacharel em Teologia - STBNB - Recife - PE (1981). Professor efetivo da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, lotado no Departamento de Letras e Artes, atuação no Ensino e Pesquisa na área de Literatura, nos níveis de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em LITERATURA E INTERCULTURALIDADE - PPGLI, concentrando-se em estudos sobre hermenêutica literária em torno de temas relacionados à teologia, filosofia e história. Coordenador de Projetos de Pesquisa envolvendo temas da filosofia existencial, religião (sagrado, teologias, mitologias) nas literaturas, com destaque para a literatura produzida por autores nordestinos. Autor de artigos em periódicos e capítulos de Livro.

Huerto Eleuterio Pereira Lima, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Letras (UEPB – Campina Grande); Mestre em Literatura e Interculturalidade (UEPB); Doutorando em Literatura e Interculturalidade (UEPB). Professor de literatura no Ensino Médio. Pesquisa na interface literatura e teologia.

Downloads

Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Dossiê: A literatura em busca de um lugar neste século