Museu de momentos: poesia, memória e fotografia em Ana Martins Marques

Autores

  • Mariane Pereira Rocha Universidade Federal de Pelotas
  • Aulus Mandagará Martins Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2018.33098

Palavras-chave:

Poesia brasileira contemporânea, Fotografia, Memória, Ana Martins Marques.

Resumo

Este ensaio propõe-se a analisar as relações entre poesia, memória e fotografia na obra poética de Ana Martins Marques, particularmente nos poemas “Museu” e “Aparador”, de O livro das semelhanças (2015). Interessa-nos investigar de que modo a temática da memória se apresenta na poesia de Marques, sobretudo no que diz respeito à fotografia enquanto dispositivo de armazenamento do passado. Para tanto, as reflexões de Agamben (2007; 2009) sobre a museificação do mundo e a fotografia servem como suporte teórico desta reflexão.  Verificamos, através deste estudo, que a fotografia, nos poemas de Ana Marques, não apenas procura captar ou registrar os fatos significativos de uma existência, mas sobretudo aquilo que é banal e insignificante, e, até mesmo, aquilo que não foi fotografado. Assim, a poeta propõe um museu de ninharias, de instantes banais, subvertendo o sentido comum atribuído à prática dos museus enquanto locais de armazenamento dos objetos e obras representativas da história e dos movimentos culturais ou artísticos.

Biografia do Autor

Mariane Pereira Rocha, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Pelotas. Possui Especialização em Literatura Inglesa (2017). Realizou a Graduação (licenciatura) em Letras com habilitação em Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Pampa (2015). Suas áreas de interesse incluem: literatura, modernidade, contemporaneidade, fotografia e poesia

Aulus Mandagará Martins, Universidade Federal de Pelotas

Professor associado do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas, exercendo atividades de docência em graduação e pós-graduação. É professor-orientador do Programa de Pós-Graduação em Letras (Área de Literatura Comparada). Atua na área de Letras, com ênfase nos seguintes temas: literatura e história, literatura e trauma, poesia brasileira moderna e contemporânea, poesia e fotografia. 

Downloads

Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Dossiê: A literatura em busca de um lugar neste século