Autoconfrontação cruzada e formação docente: análise do poder de agir em práticas de ensino

Autores

  • Janaína Zaidan Bicalho Fonseca Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Maria Alzira Leite Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2018.32333

Palavras-chave:

Pibid, formação docente, práticas de ensino, autoconfrontação cruzada.

Resumo

O presente artigo objetiva investigar e compreender o agir do professor de português em formação, tendo por base as atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para isso, foram gravadas, em vídeo, aulas ministradas por acadêmicos participantes do programa, com a intenção de exibir e debater cenas específicas de cada aula em sessão de autoconfrontação cruzada. Buscamos, por meio desse percurso metodológico, permitir aos pibidianos refletir sobre motivos, intenções impedimentos e modificações do agir docente em fase inicial, a partir de um modo de investigar participativo, crítico e transformativo. Para isso, investimos em uma análise linguístico-discursiva, fundamentada, teoricamente, nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), a fim de abrir espaço para a reflexão dialógica do fazer. Orientamo-nos, ainda, pelas contribuições da Clínica da Atividade (CLOT, 2006, 2010) com o intuito de estabelecer conexões entre o trabalho vivido e o interpretado. Em relação às análises, observamos que, na ACC, os aspectos interacionais protagonizam as cenas. As estratégias de ordem didática acompanham esse protagonismo, pautando-se em ações imbricadas no estímulo e na motivação. Nesse cenário, tenta-se privilegiar o coletivo na execução do gênero profissional.

Biografia do Autor

Janaína Zaidan Bicalho Fonseca, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com mestrado e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Desde 2017 é professora efetiva da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), atuando na graduação em Letras e no Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foi também, entre os anos de 2013 e 2017, professora efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Aquidauana. Nesta instituição, exerceu atividades de pesquisa, ensino, extensão e coordenação de curso (2014 - 2016), além de ter sido uma das coordenadoras de área do PIBID de Língua Portuguesa. Possui experiência em Linguística Aplicada e Educação, desenvolvendo principalmente os seguintes temas: formação de professores, ensino de leitura e escrita na escola e na universidade, representações e discursos do/sobre o professor em contexto de formação e atuação.

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Publicado

2018-06-17

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos