Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de Uberlândia

Fernanda Costa Ribas, William Mineo Tagata

Resumo


Este artigo se propõe a descrever e analisar um programa de formação continuada para professores de inglês da rede municipal da cidade de Uberlândia (MG). O programa, desenvolvido em 2014, foi elaborado e implementado com base nas teorias de novos letramentos e letramento crítico, segundo autores como Lankshear e Knobel (2006), Cope e Kalantzis (2012), Janks (2013), Monte Mór (2015), dentre outros, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento de conhecimentos linguísticos e culturais dos participantes, levando-os a refletir sobre a necessidade do planejamento de atividades de ensino de língua inglesa que levem em consideração o contexto em que professores e alunos estão inseridos, e de reflexão crítica sobre a natureza situada dos processos de produção de sentidos. Os depoimentos dos participantes obtidos ao longo do programa sugerem a relevância dos estudos sobre novos letramentos para a formação continuada de professores, sobretudo por sua problematização das relações entre linguagem, identidade e multimodalidade em tempos de construção de sentidos mediada por novas tecnologias de informação e de comunicação.

Palavras-chave


Formação de professores; Novos letramentos; Letramento crítico; Ensino e aprendizagem de inglês

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DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2018.32319

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SOLETRAS online - ISSN 2316 8838

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