Novos letramentos e formação continuada de professores de inglês na rede municipal de Uberlândia

Autores

  • Fernanda Costa Ribas Universidade Federal de Uberlândia
  • William Mineo Tagata Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2018.32319

Palavras-chave:

Formação de professores, Novos letramentos, Letramento crítico, Ensino e aprendizagem de inglês

Resumo

Este artigo se propõe a descrever e analisar um programa de formação continuada para professores de inglês da rede municipal da cidade de Uberlândia (MG). O programa, desenvolvido em 2014, foi elaborado e implementado com base nas teorias de novos letramentos e letramento crítico, segundo autores como Lankshear e Knobel (2006), Cope e Kalantzis (2012), Janks (2013), Monte Mór (2015), dentre outros, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento de conhecimentos linguísticos e culturais dos participantes, levando-os a refletir sobre a necessidade do planejamento de atividades de ensino de língua inglesa que levem em consideração o contexto em que professores e alunos estão inseridos, e de reflexão crítica sobre a natureza situada dos processos de produção de sentidos. Os depoimentos dos participantes obtidos ao longo do programa sugerem a relevância dos estudos sobre novos letramentos para a formação continuada de professores, sobretudo por sua problematização das relações entre linguagem, identidade e multimodalidade em tempos de construção de sentidos mediada por novas tecnologias de informação e de comunicação.

Biografia do Autor

Fernanda Costa Ribas, Universidade Federal de Uberlândia

graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista de São José do Rio Preto (2002) e doutorado em Estudos Lingüísticos, área de Lingüística Aplicada também pela Unesp (2008). Doutorado sanduíche (Capes) em Educação pela Universidade de Maryland (2007). Professora associada na Universidade Federal de Uberlândia, onde trabalha, na graduação, na área de língua inglesa, metodologias de ensino e estágio supervisionado. É também professora do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos na mesma instituição. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: motivação, ansiedade, crenças, autocrenças, tecnologias e letramento digital, ensino de inglês nas escolas públicas e formação de professores.

William Mineo Tagata, Universidade Federal de Uberlândia

Possui doutorado em Letras - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2007), e Pós-doutorado pela mesma instituição (2016). Atualmente é Professor Associado 1 da Universidade Federal de Uberlândia e professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento crítico, novos letramentos, multiletramentos, hibridismo, aprendizado de inglês e tecnologia e formação de professores.

Downloads

Publicado

2018-06-17

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos