A aprendizagem significativa na formação docente inicial: relato de uma experiência no curso de Letras

Autores

  • Neluana Leuz de Oliveira Ferragini Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2018.32214

Palavras-chave:

Formação docente. Língua portuguesa. Aprendizagem Significativa Crítica.

Resumo

A formação docente dentre suas finalidades visa formar profissionais reflexivos que sejam autores de suas próprias práticas.  Partindo desse pressuposto, esta pesquisa-ação, situada no campo da Linguística Aplicada, tem por  objetivo analisar o processo de didatização do gênero discursivo ensaio literário na formação docente inicial, refletindo se as ações contempladas  contribuem para uma aprendizagem significativa e crítica. Por se configurar como um estudo longitudinal, o corpus consiste na avaliação do processo realizada por três acadêmicos do primeiro ano do curso de Letras Português, na disciplina de Práticas de Leitura e Produção de Textos,  no ano de 2014. Para efeitos de análise, esta pesquisa adapta as categorias de análise de pensamento crítico, de Newman, Cochrane, Webb (1995). Os resultados demonstram uma possibilidade de articular teoria e prática e, assim, exemplificar, na formação docente inicial, propostas contextualizadas de estudo da língua portuguesa, permitindo a apropriação crítica do conteúdo como também um espaço para uma aprendizagem significativa do professor de amanhã.

 

 

Biografia do Autor

Neluana Leuz de Oliveira Ferragini, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Professora Adjunta no departamento de Letras - Português da Universidade Estadual do Paraná, com atuação nas àreas de gêneros do discurso, formação docente, ensino e aprendizagem de língua portuguesa.

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Publicado

2018-06-17

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos