Corpus psicolinguístico Léxico do Português Brasileiro

Autores

  • Gustavo Lopez Estivalet Université Claude Bernard Lyon 1
  • Fanny Meunier Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS)

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2017.29702

Palavras-chave:

Psicolinguística. Linguística computacional. Corpus, Lexicografia, Linguístic, Português brasileiro.

Resumo

O Léxico do Português Brasileiro foi desenvolvido com o objetivo de oferecer um corpus baseado em palavras para a pesquisa em psicolinguística no português brasileiro. Ele foi criado a partir de um corpus com mais de 32 milhões de palavras. Assim, o Léxico do Português Brasileiro contém mais de 215 mil entradas lexicais e apresenta 21 colunas com informações metalinguísticas e psicolinguísticas relevantes, como categoria gramatical, frequência ortográfica, número de letras, vizinhos ortográficos, entre outras. Ele é um corpus aberto e de livre acesso na internet, possuindo uma plataforma amigável e dinâmica para pesquisas simples e complexas. O Léxico do Português Brasileiro ainda disponibiliza uma série de dados já computados, oferece um motor de geração de pseudopalavras do português brasileiro e um conjunto de ferramentas de linguística e estatística. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo introduzir e apresentar o Léxico do Português Brasileiro, e servir como seu manual de utilização. Ainda, é realizada uma descrição do desenvolvimento e criação do corpus. Enfim, o Léxico do Português Brasileiro preenche uma enorme lacuna na pesquisa em psicolinguística e linguística computacional, oferecendo um corpus baseado em palavras com valiosas informações metalinguísticas e psicolinguísticas do português brasileiro.

http://dx.doi.org/10.12957/soletras.2017.29702

Biografia do Autor

Gustavo Lopez Estivalet, Université Claude Bernard Lyon 1

Doutor em Neurociências e Ciências Cognitivas na École Doctorale Neurosciences et Cognition (NSCo) da Université Claude Bernard Lyon 1 (UCBL) no Laboratoire sur le Langage, le Cerveau et la Cognition (L2C2), Lyon, França, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fanny Meunier, Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS)

Doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade René Descartes (1997, Paris, França). Diretora de pesquisa do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS).

Downloads

Publicado

2017-06-30