A violência e a tragédia em God of war

Autores

  • Adriana Falqueto Lemos Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Santa Teresa (ES)
  • Joana d’Arc Batista Herkenhoff Secretaria Municipal de Educação de Serra (ES)
  • Carlos Eduardo Ferreira da Cruz Instituto Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2016.24957

Palavras-chave:

Videogame, God of War, Catarse, Tragédia.

Resumo

Objetivou-se, a partir do viés da crítica literária, refletir sobre a presença ostensiva da violência no videogame God of War (2005), da Sony. A partir dos estudos sobre o modo ficcional trágico, desenvolvidos por Northrop Frye em Anatomy of Criticism (1957), buscou-se evidenciar a presença de elementos da tragédia na arquitetura do jogo e suas implicações na produção de sentidos por parte dos jogadores, uma vez que se compreende o game como um artefato cultural que comporta valores e ideologias e que os jogadores não são meros consumidores e podem se aperceber dessas questões por meio de uma leitura crítica que pode ser apreendida (BOGOST, 2011). A partir da análise do game com o aporte teórico indicado foi possível identificar também a presença de elementos da epopeia ao lado de diversos aspectos do gênero literário trágico na conformação narrativa do videogame em questão. São esses elementos: a semelhança do protagonista com o herói trágico, a ironia do destino, a falha trágica e a catarse. Constatou-se que a violência, como recurso utilizado pelos designers do jogo, integra-se de forma coerente à estrutura do game, contribuindo para o envolvimento do jogador em uma obra que se destaca por sua já reconhecida qualidade.

Biografia do Autor

Adriana Falqueto Lemos, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Santa Teresa (ES)

Graduada em Letras Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012), Mestre em Letras, também pela UFES (2015). Atualmente é doutoranda em Letras, no Programa de Pós-graduação em Letras da UFES. É escritora e professora de Inglês no Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Santa Teresa. Faz pesquisa (principalmente) nos seguintes temas: leitura, literatura e videogame. Integrante do Grupo do Núcleo de Estudos Literários e Musicológicos e Núcleo de Estudos de Literatura Anglófona e outras Artes da UFES.

 

Joana d’Arc Batista Herkenhoff, Secretaria Municipal de Educação de Serra (ES)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Letras da UFES. Professora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de Serra (ES). Integrante do Grupo de Pesquisa Literatura e Educação da UFES. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES).

Carlos Eduardo Ferreira da Cruz, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Carlos Eduardo Ferreira da Cruz é Doutor e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), leciona no ensino técnico, tecnológico e superior. É membro do grupo de pesquisa Pragmática Cultural, Linguagem e Interdisciplinaridade (PRAGMACULT) e atualmente desenvolve pesquisas sobre letramentos não acadêmicos.

Downloads

Publicado

2017-02-01