Uma aplicação da categoria de pessoa da teoria da enunciação de Émile Benveniste no ensino de leitura

Autores

  • Ivana Quintão de Andrade Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2015.19548

Palavras-chave:

Enunciação, leitura, objetividade/subjetividade

Resumo

Este artigo, resultado de uma demanda pessoal e também acadêmica, pretende propor atividades escolares de leitura que trabalhem com efeitos de sentido gerados pelas escolhas linguísticas feitas pelo sujeito-escritor. Para tal, elegemos a Teoria da enunciação de Benveniste, no que ela tange à categoria de pessoa, para observarmos como esse sujeito, ao se representar no enunciado, constrói os efeitos de objetividade e subjetividade do texto. Desse modo, entendemos que essas atividades poderão contribuir para que o aluno comece a perceber que, muitas vezes, as palavras e as frases presentes nos textos podem, ao invés de revelar, esconder alguns efeitos que, na verdade, só poderão ser esclarecidos se se extrapolar o enunciado e se fizer uma imersão na enunciação.

Biografia do Autor

Ivana Quintão de Andrade, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Estudos de Linguagem na Universidade Federal Fluminense (UFF) desde março de 2015. Bolsista da Capes na Linha de pesquisa: Teorias do texto, do discurso e da interação. Tem graduação, pós-graduação e mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Já atuou como professora-substituta nos cursos de Letras e Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e como professora de Português e Redação em escolas da rede particular. Foi professora-titular da Faculdade Paraíso (FAP), no Estado do Rio, nas disciplinas de Linguística, Fonética e Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Produção textual e Comunicação Empresarial. Tem experiência como preparadora de originais e revisora de textos - livros, periódicos, trabalhos acadêmicos e hipertextos cujos temas pertencem a diferentes áreas do conhecimento. Hoje, atua como professora de Língua Portuguesa e Redação em escola da rede pública de São Gonçalo (RJ).

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Publicado

2016-01-25

Edição

Seção

Estudos Linguísticos