Um olhar alteritário em Bakhtin: O estudo do enunciado como forma de diálogo

Autores

  • Simone Cristina Mussio UNESP/FCLAr - FATEC JAHU

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2015.16522

Palavras-chave:

Enunciação, teoria dialógica do discurso, Bakhtin, dialogismo.

Resumo

Sendo o princípio fundante da teoria dialógica do discurso a filosofia do diálogo, a qual concebe o homem não como um ser individual, mas como aquele que se constitui através da relação dialógica entre um eu e um tu, todo enunciado, segundo esta concepção teórica, passa a ser dialógico por natureza.  Como o dialogismo é tido como a ordem do enunciado, este não se fecha em si, mas é constituído através do infindável diálogo entre enunciados outros que o precedem ou o sucedem na cadeia discursiva. Desse modo, partindo desta alteridade presente na constituição discursiva, este trabalho tem como objetivo, a partir de uma exposição literária sobre o assunto, dialogar, refletir e ecoar os preceitos bakhtinianos, tendo nas particularidades do conceito de enunciado a gênese de uma teoria enunciativa que, pautada nas condições de enunciação e nos interlocutores envolvidos, assegura ao enunciado uma univocidade histórica determinada pelos contextos de interação verbais específicos. Para isso, são retratadas as críticas de Bakhtin com relação às duas orientações centrais do pensamento filosófico-linguístico, o subjetivismo idealista e o objetivismo abstrato, bem como a diferenciação entre os conceitos de “palavra” e “oração”, para, por fim, travarmos um diálogo sobre as fronteiras do enunciado concreto, o qual é tido como elemento chave da comunicação verbal.

Biografia do Autor

Simone Cristina Mussio, UNESP/FCLAr - FATEC JAHU

Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual Paulista de Araraquara, Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista de Bauru e Graduada em Português-Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos.

Docente titular de Língua Portuguesa, Comunicação e Expressão e Língua Espanhola na Faculdade de Tecnologia de Jahu nos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação, Sistemas para Internet, Gestão Empresarial (EAD) e Logística. É membro da Comissão Organizadora e do Conselho Editorial da Revista Fatecnológica - FATEC Jahu.

Tem experiência na área de Linguística e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: escrita científica, análise do discurso, estudos midiáticos, produção textual e ensino de língua materna e estrangeira (Espanhol).

Downloads

Publicado

2015-12-28

Edição

Seção

Estudos Linguísticos