Desamparados por Deus: a Modernidade em Um, nenhum e cem mil
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2015.14025Keywords:
Modernidade, Tradição, Romance, Subjetividade e Perspectiva.Abstract
O presente trabalho pretende investigar a relação entre a modernidade e a mudançade paradigma do romance. Será analisado o romance Um, nenhum e cem mil, de LuigiPirandello, um autor exemplar, a nosso ver, da transformação ou transição do romancetradicional para o romance moderno. As novidades trazidas pela modernidade influenciaramdiretamente no modo de se perceber o mundo, agindo sobre a poética do romance. O homemmoderno se sente abandonado por Deus. Em Um, nenhum e cem mil podemos acompanhar atrajetória de um Vitângelo Moscarda, um homem até então crédulo da unicidade daperspectiva, até que um posicionamento de sua esposa, divergente do seu, perturba-o,levando-o ao extremo de se acreditar cem mil ou nenhum, quando, em outro momento, seachava uno. A contribuição de Luigi Pirandello está, sobretudo, em conseguir traduzirassomos de novos tempos em forma e conteúdo que dialogam inequivocamente para espelharum novo homem ou uma nova e condicionada concepção de homem.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.