Chamada Número: 26, julho a dezembro de 2013 - chamada fechada (em processo de editoração)

2013-05-06

DOSSIÊ: O ensino de língua(s) hoje:  abordagens e desafios

EDITORES/Organizadores do dossiê: Victoria Wilson e Vera Silva

Prazo final de envio artigos: 19 de outubro de 2013

O universo de estudos linguísticos com ênfase no ensino tem se ampliado bastante nas últimas décadas com contribuições importantes de áreas da Educação e da Linguística, em especial a Linguística Aplicada.  Os desafios de ensinar língua materna e estrangeira em sala de aula são inúmeros, sobretudo na contemporaneidade, marcada e atravessada por múltiplas mídias e informações imediatas (ou imediatistas) e simultâneas. Como assegurar aos nossos alunos da Educação Básica e do Ensino Médio uma educação de qualidade comprometida com a ética, a reflexão crítica, o aprofundamento e a ampliação do conhecimento quando se trata de letramento escolar? Pensamos nos usos escolares da língua em sala de aula, em sua articulação com a escrita e a oralidade, tendo em vista os gêneros discursivos e as diferentes abordagens e metodologias como alternativas para um ensino produtivo de língua(s).

Buscamos propostas de atividade de leitura e escrita (letramento) na construção da aprendizagem em que se problematizem as novas ferramentas tecnológicas, sobretudo quando pensamos em aulas de língua estrangeira (restritas, nesse número da revista ao inglês, espanhol e francês), que devem estar articuladas às relações entre norma e uso e os desafios de se trabalhar a gramática com o viés produtivo e discursivo da língua/linguagem. Visamos, nesse número da revista, à complexidade de tais tensões e aproximações.

Para o número 26 (2013.2) da Revista Soletras, além do dossiê, estamos aceitando artigos de temática livre para as áreas de Estudos Literários, Estudos Linguísticos e Ensino. O prazo para o envio dos artigos é 19 de outubro de 2013. Os artigos devem obedecer às normas de publicação e submetidos preferencialmente pelo site da Revista Soletras.

 

Call for papers Soletras n. 26

Dossier: Language teaching today: approaches and challenges

Editors: Victoria Wilson and Vera Silva

Submission deadline: Oct 19 2013

 

The field of language studies with an emphasis on teaching has expanded significantly in the last decades following important contributions from the fields of Education and Linguistics, Applied Linguistics in particular. The challenges of teaching native and foreign languages in the classroom are numerous, especially in present times, marked and crossed by multiple media and immediate information. How can we ensure that our students get a qualified education committed to ethics, critical reflection, deepening and broadening of knowledge when it comes to school literacy? We highlight the uses of language in the classroom, articulated with writing and speaking, in view of textual genres and the different approaches and methodologies available for productive< /span> language teaching. We welcome proposals for reading and writing in view of a learning process that problematizes new technological tools, especially when we think about foreign language classrooms (restricted in this issue to English, Spanish and French), which should articulate the tensions between norm and use and the challenges of working with a grammar based on a productive and discoursive concept of language. In this issue of our journal we aim at contemplating the complexity of such tensions and approaches.