Chamada para artigos SOLETRAS n. 45 (jan.-abr. 2023) - PRORROGADA ATÉ 15 DE FEVEREIRO

2022-08-31

A Revista Soletras divulga chamada para o número 45

Dossiê 45: Gramática de Construções Baseada no Uso (jan.-abr. 2023)

Organização: Augusto Soares da Silva (UCP-PT), Diogo Oliveira R. Pinheiro (UFRJ), Roberto Freitas Jr. (UFRJ)

Data limite para submissão: 15 de fevereiro de 2023

A Gramática de Construções Baseada no Uso (GOLDBERG, 2006; HILPERT, 2014; PEREK, 2015; BYBEE, 2008, 2010), doravante GCBU, é um quadroteórico definido tanto por uma posição relativaàarquiteturada gramática quanto por uma visão acerca darelação entre conhecimento e uso. Para a GCBU, a gramática consiste em uma rede de pareamentos de forma/sentido (isto é, construções) organizados entre si por diferentes tipos de links,os quais refletemmúltiplas motivaçõesformais e/ou funcionais. Ademais, a GCBU defende quea emergência da gramática resulta da experiência do falante com o uso da língua e da atuação de Processos Cognitivos de Domínio Geral (BYBEE, 2010).Nesse sentido, a gramática é concebida como um sistema intrinsecamente emergentee sujeito a modificações estruturais e funcionais ao longo de todo o desenvolvimento ontogenético do falante. O objetivo deste dossiê é reunir estudos que, à luz do quadro teórico da GCBU, propiciem discussões sobre a natureza da representação gramatical. Em particular, acolhem-se tantoestudos descritivossobre construções (ou famílias de construções) particulares, quanto artigos voltados para um amplo leque de problemas teóricos e aplicados, como, por exemplo, aquisição de L1 ou de L2, tradução e ensino de línguas.

 

Usage-based Construction Grammar

Usage-based Construction Grammar (UBCG; PEREK, 2015, HILPERT, 2015, GOLDBERG, 2006, BYBEE, 2010, 2008) is defined by a dual commitment: on the one hand, it assumes that linguistic knowledge should be represented as a structured inventory of symbolic units (i.e., constructions) whose connections reflect their multiple formal and/or functional motivations; on the other hand, it assumes that the speaker’s linguistic knowledge is permanently shaped by his/her linguistic experience in conjunction with an array of domain general cognitive processes (BYBEE, 2010). In this vein, grammar is seen as an intrinsically emergent system, which is subject to both structural and functional changes throughout the speaker’s ontogeny. This volume seeks to bring together studies couched within the UBCG framework, with an eye to discussing the nature of grammatical representation. In particular, it welcomes both descriptively-oriented studies focusing on the analysis of particular constructions (or constructional families) and papers dealing with a number of theoretical and applied issues, including L1 e L2 acquisition, translation and language teaching.

Deadline: February 15th, 2023

 

Gramática de Construcciones Basada en el Uso

La Gramática de Construcciones Basada en el Uso (GOLDBERG, 2006; HILPERT, 2014; PEREK, 2015; BYBEE, 2008, 2010), en adelante GCBU, es un marco teórico definido tanto por una posición relativa a la arquitectura de la gramática como por una visión sobre la relación entre el conocimiento y el uso. Para la GCBU, la gramática consiste en una red de emparejamientos forma-sentido (es decir, construcciones) organizados entre sí por diferentes tipos de enlaces que reflejan múltiples motivaciones formales y/o funcionales. Además, la GCBU sostiene que lo gramatical emerge como resultado de la experiencia del hablante con el uso de la lengua y del funcionamiento de los Procesos Cognitivos de Dominio General (BYBEE, 2010). En este sentido, la gramática se concibe como un sistema intrínsecamente emergente sujeto a modificaciones estructurales y funcionales a lo largo del desarrollo ontogenético del hablante. El objetivo de este dossier es reunir estudios que, a la luz del marco teórico de la GCBU, fomenten el debate sobre la naturaleza de la representación gramatical. En particular, son bienvenidos tanto los estudios descriptivos sobre construcciones concretas (o familias de construcciones) como los artículos que abordan una amplia gama de problemas teóricos y aplicados, como la adquisición de L1 y L2, la traducción y la enseñanza de idiomas.

Plazo: 15 de febrero de 2023