v. 4 n. 3 (2018): DOSSIÊ - EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: APRENDER COM OS POVOS ORIGINARIOS DO SUL A DECOLONIZAR A EDUCAÇÅO

					Visualizar v. 4 n. 3 (2018): DOSSIÊ - EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: APRENDER COM OS POVOS ORIGINARIOS DO SUL A  DECOLONIZAR A EDUCAÇÅO
Publicado: 30-03-2019
  • EXPEDIENTE

    462
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2018.40861
  • EDITORIAL

    Carmen Sanches Sampaio
    463
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2018.40852
  • APRESENTAÇÃO

    Reinaldo Matias Fleuri
    464-470
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2018.40849

Relatos de experiências

  • HISTÓRIAS DE MULHERES E EPISTEMOLOGIA DAS "PIABAS": REFLEXÕES DECOLONIAS DE GÊNERO E ECOLOGIA EM CONTEXTOS DE MIGRAÇÃO

    Violeta Maria de Siqueira Holanda, Stela Marcia Moreira ROSA
    679-700
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2018.39476

Resenhas

  • RESENHA CRÍTICA: EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Renan Soares de Araújo
    701-706
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2018.40850
  • RESENHA CRÍTICA: TRAJETÓRIAS DE PESQUISAS DA REDE “MOVER"

    Pedro José Santos Carneiro Cruz
    707-712
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2018.40851

Dossiê temático

  • VALORIZAR O CONTEÚDO FILOSÓFICO DOS MITOS E DAS SABEDORIAS TRADICIONAIS PARA DECOLONIZAR A EDUCAÇÃO E A PESQUISA EM FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS

    Jacques Gauthier
    471-495
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2018.38646
  • ECOLOGIA DO CORPO CORAÇÃO MENTE ESPÍRITO: TECENDO REFLEXÕES ACERCA DE INTERCULTURA E BEM VIVER

    Nadir Esperança Azibeiro
    496-512
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2018.38220
  • É POSSÍVEL DECOLONIZAR A HISTÓRIA DA PEDAGOGIA? APRENDIZAGENS A PARTIR DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÅO MAIA

    Maria Teresa Muraca
    513-527
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2018.38668
  • INTERCULTURALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS INDÍGENAS: REFLEXÕES A PARTIR DE UM OLHAR SOBRE O PENSAMENTO AMERÍNDIO

    Beatriz Osorio Stumpf
    528-546
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2018.39585
  • INTERCULTURALIDADE NA PERSPECTIVA BAKAIRI DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA ESCOLA INDIGENA

    Edinéia Tavares Lopes, Beleni Salete Grando, Darlene Yaminalo Taukane, Eduardo Maiawai Koni Tawanre, Yasmin Lima de Jesus
    547-565
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2018.39694
  • EDUCAÇÃO JURÍDICA PARA O BEM VIVER: A SUPERAÇÃO DE UM ARQUÉTIPO EUROCÊNTRICO PARA UMA EPISTEMOLOGIA DO SUL

    Maria Aparecida Lucca Caovilla, Carmelice Faitao Balbinot, Manoel Boita
    566-580
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2018.39592
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO DESAFIO AO TEKO GUARANI

    Clovis Antonio Brighenti
    581-598
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2018.38484
  • MAGISTÉRIO INDÍGENA GUARANI MBYA NO RIO DE JANEIRO: EM BUSCA DE UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL DE EDUCAÇÃO DIFERENCIADA

    Domingos Barros Nobre, Anna Beatriz Albuquerque Vecchia
    599-622
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2018.38928
  • INDÍGENA NA CIDADE? CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NA ESCOLA

    Aila Oliveira Serpa, Beleni Saléte Grando
    623-654
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2018.38702
  • INTERCULTURALIDADE CRÍTICA: APRENDER A DECOLONIZAR A EDUCAÇÃO COM SABERES DE MULHERES RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA

    Isabell Thereza Tavares Neri, Ivanilde Apoluceno de Oliveira
    655-678
    DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2018.40847