RESENHA CRÍTICA: EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2018.40850Palavras-chave:
Educação Intercultural, decolonialidade, formação de professores.Resumo
Neste livro se encontram subsídios para se discutir as diferenças culturais, étnicas, geracionais, de gênero, bem como as diferenças físicas e mentais, no âmbito da prática pedagógica e da formação de educadores. As dificuldades e possibilidades emergentes nas relações de saber e de poder nos processosde formação de educadores são discutidas, em vários artigos, sob a perspectiva crítica, inclusivae democrática. De modo particular, quatro artigos focalizamexperiências de formação de educadores realizadas pelo Núcleo “Mover” (UFSC/CNPq). Tanto as análises teóricas, quanto as de experiências de formação de educadores, propõema perspectiva intercultural crítica de desconstrução da matriz colonial,em buscade caminhos para a construção da cidadania, fundada no respeito, reciprocidade e convivência democrática entre todas as pessoase grupos socioculturais.
Referências
FLEURI, R.M. Conversidade: diálogo entre universidade e movimentos sociais. João Pessoa: Editora do CCTA, 2019.
FLEURI, R.M. Educação intercultural e formação de professores. João Pessoa: Editora do CCTA, 2018.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional