Ressignificando o fracasso escolar: da dificuldade de aprendizagem à injustiça cognitiva – ensinar e aprender com artes

Carmen Lúcia Vidal Pérez, Nathália Fonseca da Silva Barboza, Vânia Baptista Garcia

Resumo


Nosso objetivo é investigar a formulação de outras possibilidades para a ação educativa a partir da concepção de Injustiças Cognitivas. A pesquisa se desenvolve num ambulatório de Neuropsiquiatria Infantil, que atende crianças e adolescentes, das classes populares. O que sabe quem não sabe? Tal pergunta nos lança no contra movimento de aprender com as crianças como ensiná-las. Ao narrar as experiências vividas com um grupo de 16 crianças e adolescentes, buscamos refletir sobre suas conquistas. Para nós a arte é um dispositivo de inter(in)venção, pois entendemos que a expressão artística revela sentimentos ocultos, porém, muito importantes que auxiliam o mediador (professores e terapeutas) a melhor atender às necessidades do educando no período escolar.

Palavras-chave


Injustiça Cognitiva; Arte; Mediação

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2021.63457

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e-ISSN: 2359-6856

 


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