(DES)FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: OS APRENDERESFAZERES PRODUZIDOS NO COTIDIANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.58315Palavras-chave:
Formação de Professores. Formação Inventiva. Educação Infantil. Infâncias.Resumo
O presente texto tem como objetivo compreender como as professoras de Educação Infantil experienciam, inventam e tecem seus aprenderesfazeres nos cotidianos escolares, em meio às suas relações com os quadros normativos de formação continuada. Neste artigo problematizamos a discussão sobre formação de professores à luz da perspectiva de formação inventiva, sendo este, um fragmento de uma pesquisa de mestrado em educação, realizada no interior de Pernambuco, com 25 professoras participantes. Assim, a pesquisa foi construída a partir de um olhar e de um exercício investigativo cartográfico, que se constitui no acompanhamento dos aprenderesfazeres de docentes e de suas invenções, tecidas em movimentos de formação continuada em uma escola de Educação Infantil. Trazemos nesse fragmento cenas, falas e elogios construídos pelas docentes durante o processo de pesquisa, potencializando as práticas docentes e suas infâncias através da formação inventiva.
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