(DES)FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: OS APRENDERESFAZERES PRODUZIDOS NO COTIDIANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.58315Keywords:
Formação de Professores. Formação Inventiva. Educação Infantil. Infâncias.Abstract
O presente texto tem como objetivo compreender como as professoras de Educação Infantil experienciam, inventam e tecem seus aprenderesfazeres nos cotidianos escolares, em meio às suas relações com os quadros normativos de formação continuada. Neste artigo problematizamos a discussão sobre formação de professores à luz da perspectiva de formação inventiva, sendo este, um fragmento de uma pesquisa de mestrado em educação, realizada no interior de Pernambuco, com 25 professoras participantes. Assim, a pesquisa foi construída a partir de um olhar e de um exercício investigativo cartográfico, que se constitui no acompanhamento dos aprenderesfazeres de docentes e de suas invenções, tecidas em movimentos de formação continuada em uma escola de Educação Infantil. Trazemos nesse fragmento cenas, falas e elogios construídos pelas docentes durante o processo de pesquisa, potencializando as práticas docentes e suas infâncias através da formação inventiva.
References
DIAS, Rosimeri de Oliveira. Formação inventiva de professores. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012
________, R. O. Formação inventiva de professores e políticas de cognição. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 164-174, jul./dez. 2009. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica Acesso em: 27 de maio 2017
BARROS, Manoel de . Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.
________, Manoel de. Meu quintal é maior do que o mundo. 1ª. ed. Rio de Janeiro: objetiva, 2015
DELEUZE, Gilles. O ato de criação. Caderno Mais. Jornal Folha de São Paulo. 27 Jun 1999, p. 4-5.
______________. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992.
DELEUZE, G.; PARNET, C. Diálogos. Lisboa: Relógio D’Água, 2004.
DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. IV. São Paulo: Editora 34, 1997
_______________________________, O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: 34. ed., 2004.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente continuada de professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha - Porto Alegre: Artmed, 2010.
KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
KOHAN, Walter. O mestre inventor: relatos de um viajante educador. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
_______, Walter Omar. Infância: entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Planejamento na Educação Infantil: mais que atividade. A criança em foco. https://moodle.ufsc.br/mod/url/view.php?id=497666 Acesso em 14/07/2016
PASSOS, E.; KASTRUP, V.; LILIANA, E. Pistas do método da cartografia: pesquisa, intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2007.
SKLIAR, Carlos, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí?. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License