EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: QUANDO UMA MÁQUINA DO TEMPO APROXIMA AS DISTÂNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.55378Palavras-chave:
Educação Infantil, Imaginação, Múltiplas Linguagens, Criação e Mídia Digital.Resumo
Este artigo narra experiências vividas com crianças da Educação Infantil, de uma escola da rede privada do Rio de Janeiro, durante o período de afastamento social provocado pela covid-19. Baseamo-nos no conceito das múltiplas linguagens, de Malaguzzi (1999); na pedagogia de Freinet (1973), pautada na cooperação, na comunicação e na afetividade; e na concepção de sujeito histórico-social de Vygotsky (1984) para elaborar propostas significativas que propiciam a manutenção dos vínculos afetivos nesse período. Com essa observação participante, concluímos que os encontros virtuais com crianças pequenas estão longe de ser o ideal, mas foi através deles que conseguimos valorizar as vozes das crianças, o imaginário criativo e o brincar como ferramentas de mediação de aprendizagem.
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