QUANDO DEBATER VIRTUALMENTE NÃO É UMA OPÇÃO, É UMA NECESSIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO DECOLONIAL E PLURAL ATRAVÉS DE PRÁTICAS EXTENSIONISTAS-REMOTAS DESDE SÃO GONÇALO - RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.54901

Palavras-chave:

Conflito, Educação Decolonial, Multiculturalismo, Extensão, Audiovisual.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender a relação entre o conflito, as perspectivas multiculturais e decolonias, e as práticas pedagógicas possíveis para a construção de uma educação plural e inclusiva. A partir dessa fundamentação teórica, realizamos um estudo de caso sobre o Oficine Debate, uma atividade extensionista organizada pelo Grupo de Pesquisa e Extensão Fora da Sala de Aula da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Primeiramente, este trabalho discutirá as formas pelas quais se entende o conceito de conflito e como ele pode se manifestar na prática pedagógica. Em seguida, apresentaremos a sua relação com a construção de uma educação decolonial e multicultural. Por fim, analisaremos os desdobramentos da ação extensionista, compreendendo suas potencialidades e seus limites.

Biografia do Autor

Mariana Nogueira Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em Políticas Públicas em Direitos Humanos pelo Núcleo de Políticas Públicas e Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NEPP/UFRJ), é graduada em Comunicação Social pela mesma instituição. Atualmente, é pesquisadora no Diretório de Pesquisa "Desigualdade, Interseccionalidade e Política Pública" do CNPq. Suas principais áreas de interesse englobam: Políticas Públicas, Direitos Humanos, Desigualdades, questões étnico-raciais e interseccionalidade.

Alan Navarro Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduando em História pela Universidade do Estado do Rio de Janei­ro. Bolsista extensionista do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Fora da Sala de Aula. Atuou como mediador do Memorial da Igreja Matriz de São Gonçalo do Ama­rante – SG, no projeto História de São Gonçalo: Memória e Identidade (UERJ/FFP). Hoje pesquisa sobre as ações extensionistas da UERJ/FFP na região de São Gonçalo e adjacências. Além disso, é professor voluntário no Pré-Vestibular Saber Para Mudar (UERJ/FFP) e coordenador do Atitude - Pré-vestibular Social. Atua também na produção de materiais didáticos na rede privada de ensino.

Haissa dos Santos Sodré, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Anhanguera de Niterói-UNIAN. Graduanda em Letras (Português- Literatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista extensionista do Fora da Sala de Aula UERJ/FFP.

Arthur Vianna Ferreira, Doutor em Psicologia da Educação - PUCSP Professor do Programa de Pos Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdade Social - PPGedu - FFP/UERJ

Professor Efetivo do PPGEdu (Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Professor Adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP - 2011). Mestre em Educação e Cultura Contemporânea pela Universidade Estácio de Sá (UNESA - 2006). Especialista Lato Sensu em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM- 2005) e História e Cultura Afro-Brasileira (FIJ-2013). Aperfeiçoamento em Legislação Educacional pela Universidade Candido Mendes (UCAM - 2005). Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG- 1998) e Licenciatura em Teologia pela Universidad Católica Boliviana San Pablo em Cochabamba, Bolivia (UCSP-2003). Experiência em docência do Ensino Superior nas áreas de Filosofia, Psicologia, Sociologia, História e Antropologia. Práticas em Psicopedagogia e Psicomotricidade para atividades extracurriculares com camadas empobrecidas. Desenvolvimento de trabalhos na modalidade de educação à distância com cursos de graduação e extensão universitária. Pesquisador na área de formação docente e práticas de ensino com camadas empobrecidas em espaços não escolares (não-formais e informais) tendo como ênfase a abordagem psicossocial das Teorias das Representações Sociais, da Identidade Profissional de Claude Dubar e da Pedagogia Social.

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Publicado

12-03-2021

Como Citar

RODRIGUES, Mariana Nogueira; FERNANDES, Alan Navarro; SODRÉ, Haissa dos Santos; FERREIRA, Arthur Vianna. QUANDO DEBATER VIRTUALMENTE NÃO É UMA OPÇÃO, É UMA NECESSIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO DECOLONIAL E PLURAL ATRAVÉS DE PRÁTICAS EXTENSIONISTAS-REMOTAS DESDE SÃO GONÇALO - RJ. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 356–377, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.54901. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54901. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ PEDAGOGIAS VITAIS RIBEIRO RAMALLO OGÊDA