NARRATIVAS DE VIDA: UM INSTRUMENTO SEMIÓTICO FAVORÁVEL AO TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Júnia Garcia França Mota Universidade São Francisco - Itatiba - SP
  • Ana Paula de Freitas Universidade São Francisco - Itatiba - SP

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2021.54899

Palavras-chave:

narrativas de vida, perspectiva histórico-cultural, instrumento semiótico, educação básica, educação inclusiva.

Resumo

As projeções e a legitimidade do uso de narrativas de vida dos sujeitos na ciência e na educação vêm conquistando importante espaço no contexto escolar. Os estudos e as produções acerca dessa temática trazem, em sua essência, o destaque de seus valores como forma de expressão e de produção discursiva com foco nas singularidades, nos sentimentos, nos modos de vida e nos sentidos produzidos pelos sujeitos, a partir de sua experiência de vida em dado contexto histórico-cultural. Nesse viés, o objetivo desta produção é partilhar uma experiência com uso das narrativas de vida no contexto de uma escola de educação básica. Idealizada, desenvolvida e relatada pela orientadora educacional da instituição, a estratégia relatada pela especialista utilizou de produções escritas de alunos como instrumento semiótico com vistas a favorecer o aprimoramento das ações de orientação educacional em prol da educação inclusiva neste contexto.

Biografia do Autor

Júnia Garcia França Mota, Universidade São Francisco - Itatiba - SP

Doutoranda em Educação e docente no ensino básico.

Ana Paula de Freitas, Universidade São Francisco - Itatiba - SP

Doutora em Educação e docente no ensino superior.

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

20-12-2021

Como Citar

FRANÇA MOTA, Júnia Garcia; FREITAS, Ana Paula de. NARRATIVAS DE VIDA: UM INSTRUMENTO SEMIÓTICO FAVORÁVEL AO TRABALHO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO ENSINO BÁSICO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 1465–1479, 2021. DOI: 10.12957/riae.2021.54899. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54899. Acesso em: 20 abr. 2024.