Foucault e o neoliberalismo de subjetividades precárias: Incidências na escola pública brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.54579

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Escola pública, Subjetividades, Precarização, Foucault

Resumo

O artigo investiga como o neoliberalismo é uma arte contemporânea de produzir e de governar subjetividades precárias. A hipótese é a de que a arte de governar neoliberal, ao compor o que Foucault denominou de dispositivo de segurança, atua diretamente precarizando a escola pública. O intuito dessa ação é o de fazer da potência subjetiva matéria de adaptação para a precarização. Logo, a escola pública precarizada funcionaria como instituição que adéqua seus sujeitos às demandas neoliberais precarizadoras. O artigo usa dados econômicos para poder comprovar tal perspectiva.  Ao cabo, o artigo defende ser urgente a escola pública recobrar a função de educar contra a precarização, afirmando-se como espaço público, laico e gratuito de formação para a denúncia e a resistência à arte de governo neoliberal.

Biografia do Autor

Alexandre Filordi de Carvalho, Universidade Federal de Lavras e Universidade Federal de São Paulo

Professor no Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

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Publicado

23-09-2020

Como Citar

CARVALHO, Alexandre Filordi de. Foucault e o neoliberalismo de subjetividades precárias: Incidências na escola pública brasileira. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 935–956, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.54579. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54579. Acesso em: 9 nov. 2024.