Entre o diálogo e a convivência nas práticas socioeducativas em uma instituição filantrópica em São Gonçalo – RJ

Júlia Abreu Machado, Thiago da Silva Lyra, Arthur Vianna Ferreira

Resumo


Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o conceito de dialogicidade (FREIRE, 1967, 1987, 2016) presente nos autores da Pedagogia Social que despontam desde Paulo Freire até alguns autores da contemporaneidade como Moura (2011), Caliman (2011), Ferreira (2018) e, de maneira especial, Jares (2008) com a sua Pedagogia da Convivência para a ação educativa em espaços não escolares que destaca o diálogo como elemento necessário a toda prática educativa que esteja voltada à transformação e emancipação dos sujeitos que atendem. Analisamos recortes extraídos de uma pesquisa vinculada ao “Projeto Fora da Sala de Aula” da FFP/UERJ, realizada em uma instituição filantrópica, buscando reafirmar a importância de se pensar o trabalho docente fora do ambiente escolar e suas especificidades.


Palavras-chave


dialogicidade, práticas socioeducativas, educação não escolar.

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DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2019.44855

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e-ISSN: 2359-6856

 


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