Cartografias e Narrativas de uma produção desejante com a EMEF EJA Admardo Serafim de Oliveira.
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2018.38036Palavras-chave:
Educação, Ética, desejo, SubjetividadeResumo
O artigo problematiza qual é a produção desejante que a EMEF EJA Admardo Serafim de Oliveira está construindo. Respondendo a tal questionamento foi desdobrado como a produção desejante está coengendrada a produção subjetiva na escola. E, também como a máquina capitalista captura a subjetividade, a qual provoca medo, falta e diminuição de potência de vida nos indivíduos. Nessa lógica, foi possível acompanhar e sentir como as máquinas desejantes da Escola Admardo lutam, desalinhando, desarranjando por meio de uma educação potente contra um plano desejante dominante de um desejo de poder, um desejo gregário que insiste em subjugar a vida, principalmente de jovens de classe social economicamente desfavorecida.Referências
DELEUZE, G., Abecedário de Gilles Deleuze. 1988. Entrevista concedida a Claire Parnet.
______. A ilha deserta: e outros textos. São Paulo: Iluminuras, 2006.
______. A literatura e a vida. Crítica e Clínica. São Paulo: Editora 34, 2011a.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F., O anti-Édipo: Capitalismo e Esquizofrenia 1. São Paulo: Ed. 34, 2010.
DIAS, R. O. Formação inventiva como possibilidade de deslocamentos. In. Formação inventiva de professores. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012, p. 35-41.
FOCAULT, M. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FUGANTI, L. Desejo e Pensamento. Texto disponibilizado em 28 Mar. 2006. In: Luiz Fuganti. Disponível em: . Acesso em: 3 jun. 2015.
GUATARRI, F.; ROLNIK, S., Micropolítica: Cartografias do Desejo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
LEMOS, F. C. S.; CARDOSO JR, H. R.; NASCIMENTO, R. D. S., Nomadizar. FONSECA, T. M. G.; NASCIMENTO, M. L.; MARASCHIN, C. (Org.) In. Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012, p. 157-159.
NEVES, C. A. B.; Desejar. FONSECA, T. M. G.; NASCIMENTO, M. L.; MARASCHIN, C. (Org.) In. Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012, p. 67-70.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR ADMARDO SERAFIM DE OLIVEIRA: uma construção em movimento. Vitória: Secretaria Municipal de Educação, 2014.
TRINDADE, R., Máquinas Desejantes. Texto disponibilizado em 10 maio 2013. In: Razão Inadequada. Disponível em: . Acesso em: 25 jan. 2016.
TRINDADE, R., Deleuze – Ritornelo (e o Jazz). Texto disponibilizado em 12 Abr. 2014. In: Razão Inadequada. Disponível em: . Acesso em: 11 mar. 2016.
TRINDADE, R., Síntese Conectiva. Texto disponibilizado em 18 nov. 2015a. In: Razão Inadequada. Disponível em:< http://razaoinadequada.com/2015/11/18/esquizanalise-sintese-conectiva/ >. Acesso em: 23 jan. 2016.
TRINDADE, R., Esquizoanálise - o império de Édipo [ou, a fábrica de neuroses]. Texto disponibilizado em 6 maio 2015b. In: Razão Inadequada. Disponível em:. Acesso em: 25 fev. 2016.
TRINDADE, R., Síntese Disjuntiva. Texto disponibilizado em 6 jan. 2016a. In: Razão Inadequada. Disponível em:. Acesso em: 23 jan. 2016.
TRINDADE, R., Síntese Conjuntiva. Texto disponibilizado em 11 jan. 2016b. In: Razão Inadequada. Disponível em: . Acesso em: 23 jan. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional